REDAÇÃO – JORNAL DESPORTIVO / A Equipe AJS/ ASPER Badminton de Jacareí, participou do II Sênior Internacional Paulista, que aconteceu no Club Athlético Paulistano, com a participação de 102 atletas.
Na capital paulista, brasileiros, indonésios, portugueses, húngaros, chineses e coreanos, entraram em quadra para brigar pelo pódio nas categorias sênior, veteranos e máster, com atletas acima de 35 anos.
Carlos Alberto, Edu, Ed e Carlos Henrique |
A equipe jacareiense esteve representada porCarlos Henrique de Souza Oliveira, Ed Wilson Barbosa, Eduardo Nogueira, Márcia Siqueira e o estreante Alfredo Junior.
Ed foi magnifico |
Todos realizaram excelentes jogos, independente do resultado final, uma vez que o nível técnico da competição foi muito elevado.
O badminton de Jacareí conseguiu conquistar neste torneio, três pódios com Márcia Siqueira faturando o vice- campeonato na simples feminina sênior A.
Márcia - A 2ª melhor |
Eduardo Nogueira na 3ª colocação na simples masculina sênior A e Ed Wilson Barbosa terminou em 3º na categoria simples veterano B.
O dia também foi satisfatório na batalha do atleta Carlos Henrique, que realizou seu primeiro confronto na categoria sênior A especial, com o expert da modalidade, estrela da equipe de São Bernardo e presidente da Federação Paulista de Badminton, Manoel Gori.
![]() |
Carlos e o cartola da federação |
Carlos super feliz com o confronto comentou após a partida.
“Foi um bom jogo Galbán e é lógico, bem complicado encarar o vice líder do ranking. Fiz o meu melhor, o Gori conta com uma bagagem de mais de 10 anos na carreira, mas posso afirmar que acredito e posso melhorar para vencer nessa nova categoria aonde me encontro".
Aliás, Manoel Gori é responsável pelo surgimento do Badminton em algumas regiões e principalmente no Vale do Paraíba.
Carlos com Eduardo |
Já o atleta Alfredo, teve a infelicidade, no sentido de estrear com o melhor, isso porque em sua primeira competição bateu de frente com José Scudeler, campeão da categoria.
O QUE VEM POR AÍ
A Federação de Badminton do Estado de São Paulo em parceria com o Clube Orion de São José dos Campos estará promovendo no dia 28 de outubro o II Torneio Vale-paraibano.
São José dos Campos pertence a 2ª Região, porém as inscrições são abertas as outras também. O Badminton foi implantado no Clube Orion há pouco mais de um mês, conforme o Coordenador Carlos Henrique da 2ª Região. O I Vale-paraibano aconteceu há 2 anos no SESI de Jacareí.
São José dos Campos pertence a 2ª Região, porém as inscrições são abertas as outras também. O Badminton foi implantado no Clube Orion há pouco mais de um mês, conforme o Coordenador Carlos Henrique da 2ª Região. O I Vale-paraibano aconteceu há 2 anos no SESI de Jacareí.
CATEGORIAS
Jovens - Sub 11 até Sub 19
Sênior, Veterano e Máster
Aberta - D,C,B,A e A-especial
MODALIDADES
Simples Masculina, Simples Feminina, Dupla Masculina, Dupla Feminina e Dupla Mista.
PREMIAÇÃO
Serão premiados com medalhas os três primeiros colocados de cada modalidade.
Regulamento : FEBASP 2012
Inscrição : Data Limite : 19/10/2012
Taxas : Simples 40,00 e Duplas 20,00 por jogador. Menores de 18 anos pagam com 50% de desconto. Enviar a(s) ficha(s) de inscrição(s) para o e-mail: inscricoes@febasp.org.br/ febasp@febasp.org.br / administrativo@febasp.org.br. Depositar em nome da Federação de Badminton do Estado de São Paulo. Banco do Brasil, agência 6550-1, conta corrente 40194-3.
FIQUE POR DENTRO
No Brasil, o Badminton passou a ser praticado de forma competitiva a partir de 1984 com a realização da I Taça São Paulo, organizada pela associação Paulista de Badminton-APB e com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo – SEME.
Em 1984 o Brasil participou do I Campeonato Sul Americano e em 1985 ganhou o II Campeonato Sul Americano. Os dois primeiros torneios foram realizados em Buenos Aires.
![]() |
Paiola |
Em 1987 o Brasil participou pela primeira vez de um Campeonato Pan-americano de Badminton realizado em Lima (Peru).
Em 2007 o Brasil participa dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro e do Pan-americano Infanto-Juvenil em Puerto Vallarta no México e pela primeira vez o Brasil conquistou uma medalha em simples com o atleta Daniel Paiola que ganhou a 3º posição em Guadalajara.