Federação de Badminton E PARABADMINTON do Estado de São Paulo
14/08/2009

Campeonato Mundial apresenta domínio asiático

Dupla mista é a única categoria que pode não contar com nenhum asiático na decisão. Começado no último dia 10, o Yonex - Sunrise BWF World Championships tem neste sábado, em Hyderabad, na Índia, a disputa de sua fase semifinal em simples e nas duplas.

O início da competição foi marcado pela desistência dos jogadores ingleses, por receio de ameaças terroristas, todavia, conforme o esperado, isso foi apenas mais um fator para garantir o domínio asiático do torneio.

O primeiro jogo do dia será entre o ex campeão olímpico Taufik Hidayat, recentemente vencedor do 2009 YONEX OCBC US Open Grand Prix, enfrenta o chinês Jin Chen, número 2 da BWF (Badminton World Federation). Ainda na simples masculina, a outra semifinal terá o duelo entre o atual medalha de ouro olímpico Dan Lin e o indonésio Sony Dwi Kuncoro, que bateu Chong Wei Lee nas quartas em três games. O confronto ente Kuncoro e Dan é uma reedição da final do Campeonato Mundial de 2007. Na ocasião, o chinês fez 21/11 e 22/20 para subir no lugar mais alto do pódio.   

Já na simples feminina, a supremacia asiática é quebrada pela presença da “francesa” de Chongqing, Hongyan Pi, que enfrenta a cabeça-de-chave número 5 Xingfang Xie, da China. Na outra perna, as também chinesas Lan Lu e Lin Wang enfrentam-se por uma vaga na final.

Nas duplas masculinas, os sul coreanos Jae Sung Jung e Yong Dae Lee testam sua força contra Kien Keat Koo e Boon Heong Tan, da Malásia. Na outra partida, Yun Cai e Haifeng Fu tentam representar a China na final contra os malaios Latif e Tazari.

Entre as mulheres, quatro duplas da terra de Mao Tse Tung degladiam-se pela vaga na última rodada, com Jing Du e Yang Yu contra Yawen Zhang e Tingting Zhao; e Jin Ma e Xiaoli Wang contra Shu Cheng e Yunlei Zhao.

Nas duplas mistas, duas equipes da Dinamarca apostam tudo para conseguir uma final não asiática. Tarefa essa que certamente será bastante dura, uma vez que Thomas Laybourn e Kamilla Rytter Juhl encaram a dupla líder do rankin mundial formada por Yong Dae Lee e Hyo Jung Lee, da Coréia do Sul. Na partida complementar, Joachim Fischer Nielsen e Christinna Pedersen tentam parar os cabeças de chave número dois Nova Widianto e Liliyana Natsir, da Indonésia.



VOLTAR

Federação de Badminton e Parabadminton do Estado de São Paulo
Rua Eng. Isac Garcez 685 - Rudge Ramos - S.B.Campo - SP - CEP 09619-110
Telefones (011) 947822188 e (011) 991630628
administrativo@febasp.org.br / febasp@febasp.org.br

desenvolvido por Orion Public ©2013