Federação de Badminton E PARABADMINTON do Estado de São Paulo
16/08/2012

Região do ABCD aumenta o número de praticantes de Badminton

Uma reportagem realizada pelo jornal ABCD  Maior mostra a evolução da modalidade do esporte na região do ABCD paulista. Veja a matéria realizada pelo Felipe do ABCDMAIOR.

12/08/2012 - QUALIDADE DE VIDA
 BADMINTON CRESCE EM ESCOLAS E CLUBES COM 1, 5 MIL ADEPTOS NO ABCD
 Por: Felipe Rodrigues  (felipe@abcdmaior.com.br)

 
Badmington começa ficar conhecido na região. Foto: Rodrigo Pinto
Badmington começa ficar conhecido na região. Foto: Rodrigo Pinto
 
Esporte proporciona raciocínio rápido e melhora condicionamento físico; material não é caro e equipamento tem durabilidade alta

 

O badminton está crescendo no ABCD. São Bernardo tem dois clubes que trabalham com a modalidade e a federação paulista estima que 1,5 mil esportistas sejam da Região. O esporte proporciona raciocínio rápido e contribui para a melhoria do condicionamento físico.


De acordo com o presidente da Febasp (Federação de Badminton do Estado de São Paulo), Manoel Gori, a modalidade caiu no gosto das crianças e dos mais velhos e o ABCD já conta com mais de 1,5 mil pessoas praticando o esporte. “É um esporte diferenciado. Não chega a ser muito caro e pode ser praticado em inúmeros lugares, desde que possa ser fechado, para evitar que o vento atrapalhe o jogo”,  disse.


Para a treinadora do São Bernardo Tênis Clube e atleta Sandra Sorpreso, o esportista consegue adquirir os conhecimentos da modalidade rapidamente. “O badminton é um esporte que proporciona raciocínio rápido e também ajuda na melhora do condicionamento físico. É uma modalidade muito indicada para o público feminino, pelo fato de se perder muitas calorias durante uma partida”, salientou.


Atuando no esporte há seis meses, o designer Arthur Sacek, 30 anos, morador de Santo André, disse que optou pela modalidade para exercer uma atividade física diária e desde então não pensa em desistir. “Em pouco tempo, já evoluí muito. É um esporte que trabalha boa parte da musculatura”, ponderou.


Paulo Cruz, 44, engenheiro de vendas, de São Bernardo, praticante há cerca de 2 anos, contou que a modalidade ajuda como válvula de escape do dia a dia. “Ajuda a eliminar o stress e proporciona uma qualidade de vida. O material não é muito caro e a durabilidade dos produtos é alta, com exceção das petecas de pena de ganso que às vezes duram um pouco menos”, finalizou.

Federação divulga e esporte ganha destaque em escolas

A Federação lançou um projeto para popularizar a modalidade. Escolas que demarcarem quadras com as linhas do badminton receberão um kit com redes e raquetes. A proposta tem dado certo e o esporte cresce nas escolas da Região.


Para incentivar o jogo, o Colégio Paraíso, localizado no bairro Baeta Neves, em São Bernardo, possui há três anos um projeto para expandir o esporte. De acordo com a diretora da escola, Rúbia Vasconcellos, cerca de 30 alunos participam. “Começou de forma experimental, mas os alunos acabaram se interessando e desde então estamos ativos e participando de competições”, disse.


De acordo com Eduardo Tadeu Arashiro de Almeida, coordenador de esportes do Colégio Rio Branco, no Rudge Ramos, em São Bernardo, as aulas ocorrem há dois anos na escola e conta com um grupo de 57 alunos, que disputam competições nacionais e internacionais.


“Podem participar estudantes com idade entre 9 e 16 anos e a cada ano aumenta o número de interessados pela pratica. Atualmente, ocorrem treinamentos duas vezes por semana e estamos pensando em oferecer mais um dia”, finalizou.

 Irmãos miram as Olimpíadas

O casal de irmãos Vinícius Gori, 13 e Manoela Gori, 11, atletas do São Bernardo Badminton Clube e alunos do Rio Branco, são promessas do ABCD para os próximos jogos olímpicos. O sonho da dupla é poder participar de uma olimpíada. No que depender deles, o anseio pode virar realidade pela intensa rotina de treinos de competições que os dois disputam pelo mundo afora.
Vinicius Gori contou que realiza treinos diários de segunda a sexta-feira, que chegam a durar aproximadamente três horas. O atleta destacou que os adversários mais complicados que enfrentou no último campeonato pan-americano júnior foram os canadenses e os norte-americanos. Vinicius faturou a medalha de bronze nas categorias individual e dupla da competição. “Foi um torneio de alto nível, mas aos poucos acredito que é possível obter resultados melhores. Meu sonho é ganhar uma medalha numa olimpíada”, disse.
Já Manoela Gori destacou que também sonha em se profissionalizar. A jovem atleta contou ainda que é admirada pelas colegas da sua sala pela habilidade que possui na modalidade. “Meu pai incentivou a mim e a meu irmão a praticar o badminton e desde então estamos juntos. Gosto muito desse esporte e um dos objetivos é estar presente numa olimpíada”, ressaltou.     


Reportagem completo na edição abaixo :
http://www.abcdmaior.com.br/imagens/upload/jornal/455.pdf
FEBASP



VOLTAR

Federação de Badminton e Parabadminton do Estado de São Paulo
Rua Eng. Isac Garcez 685 - Rudge Ramos - S.B.Campo - SP - CEP 09619-110
Telefones (011) 947822188 e (011) 991630628
administrativo@febasp.org.br / febasp@febasp.org.br

desenvolvido por Orion Public ©2013