Federação de Badminton E PARABADMINTON do Estado de São Paulo
31/01/2012

Projetos Sociais revelam talentos no Badminton de SP

Atletas que foram descobertos em projetos sociais vem se destacando em competições estaduais, nacionais e internacionais. Uma dessas é a atleta paulista Jeisiane Alves do Projeto Seareiros que ganhou medalhas nas Olimpíadas Escolares de João Pessoa.Veja a matéria completa :

Atletas que foram descobertos em projetos sociais em São Paulo e no Piauí
vêm se destacando em várias competições nacionais e internacionais

Por Larissa KerenJoão Pessoa

Dupla feminina de São Paulo no badminton nas Olimpíadas Escolares 2011 (Foto: Gaspar Nóbrega / COB)Jeisiane Carvalho, a paulista mais a direita, foi
descoberta por um projeto social
(Foto: Gaspar Nóbrega / COB)

O objetivo principal dos projetos sociais é dar oportunidade para as crianças das periferias não entrarem na marginalidade, e muitos destes projetos têm revelado talentos em vários esportes. Inclusive em alguns não tão tradicionais no país. Como é o caso do Seareiros de São Paulo e o Jovens Talentos do Badminton do Piauí: alunas destes dois projetos conquistaram medalhas na competição do badmintom nas Olimpíadas Escolares de João Pessoa.

A paulista Jeisiane Carvalho, de 13 anos, faz parte do Seareiros e começou a treinar em 2008, quando tinha oito anos de idade. No primeiro ano de treino ela se destacou e foi levada para treinar na Sociedade Hípica de Campinas, referência do badminton em São Paulo. No entanto, voltou a treinar em Seareiros com a ampliação do projeto no bairro onde mora.

Desde então vem colecionando títulos. É a atual campeã brasileira na categoria individual, foi medalha de prata no Pan da Jamaica e ouro nas Olimpíadas Escolares em João Pessoa, na categoria dupla feminina, junto com Vera Guedes.

Seu treinador Luiz França afirma que Jeisiane tem chances de concorrer a uma vaga para as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, mas acredita que ela estará melhor preparada para a competição de 2020.

- O trabalho é passo a passo. Primeiro ela tem que amadurecer tecnicamente para fazer um treinamento mais puxado que uma competição de alto nível exige. Em 2016 Jeisiane vai estar com 17 anos e acredito que ela vai ter oportunidade de competir por uma vaga nas olimpíadas. É uma meta difícil, mas não impossível de ser alcançada. Mais certo é pensar em 2020 - disse.

Já o Jovens Talentos do Badmniton é um projeto da Federação do Pauí, que há cinco anos resolveu massificar a pratica do esporte em Teresina e atualmente conta com cerca de 70 núcleos espalhados em toda a cidade.

Atleta piauiense de Badminton (Foto: Divulgação)Atleta piauiense de badminton, Thaynara treina num dos 70 núcleos do esporte em Teresina
(Foto: Divulgação)

Suas atletas Thaynara Maria e Monaliza Feitosa conquistaram nos jogos escolares, realizado na capital da Paraíba, o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Segundo uma das treinadoras do projeto, Norma Rodrigues, alguns dos seus atletas irão partir para a Malásia no fim do ano para fazer um intercambio de três meses.

- Alguns alunos estão indo no fim de novembro para Kuala Lampur, na Malásia, para fazer um intercambio. O país é uma referencia mundial na prática do badminton - declarou.



VOLTAR

Federação de Badminton e Parabadminton do Estado de São Paulo
Rua Eng. Isac Garcez 685 - Rudge Ramos - S.B.Campo - SP - CEP 09619-110
Telefones (011) 947822188 e (011) 991630628
administrativo@febasp.org.br / febasp@febasp.org.br

desenvolvido por Orion Public ©2013