Federação de Badminton E PARABADMINTON do Estado de São Paulo
04/07/2008

Presidente Prudente

A Federação de Badminton do Estado de São Paulo foi até Presidente Prudente, interior de SP, há 550 km da Capital para ministrar uma Clínica de Badminton em parceria com o SESC e o Tênis Clube.

A Clínica foi de 26 a 28 de junho e contou com a participação da Fundação Mirim da Cidade e foi aberta ao público. Passaram por lá mais de cem pessoas nos três dias de Clínica.

No dia 28, tivemos a presença do atleta Guilherme Kumasaka, medalhista PanAmericano nos Jogos PanAmericanos do Rio 2007.

No dia 28 também tivemos um Festival onde Antonio Carlos do Sesc derrotou Daniel também do Sesc na final. Após o jogo, todos desafiaram o medalhista.


















Notícia do Jornal Imparcial em Presidente Prudente

Esporte reúne 60 pessoas em três dias de clínica no Tênis
Dezesseis pessoas participaram ontem, a partir das 10h30, do encerramento da semana de vivência sobre a modalidade badminton no Tênis Clube de Presidente Prudente (TCPP). Os interessados pelo esporte estiveram presentes para um festival do e para conferir a apresentação do medalhista de bronze nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, Guilherme Akio Kumasaka, que defendeu o Brasil ao lado de Guilherme Pardo. Na quinta e sexta-feira, também no Tênis, ocorreram clínicas sobre o badminton reunindo 60 participantes.

As atividades foram promovidas pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente e fizeram parte da Semana Olímpica 2008, desenvolvida pelo Sesc-SP em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Tênis Clube. De acordo com o presidente da Federação Paulista de Badminton (Febasp), Manoel Gori, o objetivo da atividade foi alcançado. “A participação foi boa, as pessoas se interessaram bastante e é isso que pretendemos em todo estado. A mídia colaborou bastante para divulgação da modalidade”, frisa. O coordenador de Esportes do Sesc, Antonio Carlos Bucater, 28 anos, compartilha a opinião.

De acordo com Bucater, mesmo sendo pouco conhecido no Brasil, o badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo – ficando atrás apenas do futebol – e assemelha-se ao tênis, substituindo a bola pela peteca de penas de ganso. O jogo é disputado individualmente ou em duplas e tem como objetivo rebater a peteca sobre a rede para a quadra do adversário sem tocar no chão. A peteca pode alcançar velocidades superiores a 300 quilômetros por hora.

Segundo o presidente da Febasp, o badminton é novidade no interior e teve “boa” aceitação no município, “mais do que em São José do Rio Preto, onde também estivemos”, aponta Gori. Com a divulgação do badminton, Bucater prevê a implantação da modalidade no Sesc de Prudente, a partir do segundo semestre deste ano. A Febasp doou para a instituição quatro postes, duas redes e oito raquetes para implantação da modalidade. A pretensão é de que o esporte entre para os Jogos Abertos do Interior.

A estudante de Educação Física Tatiane Assunção, 25 anos, participou do encerramento. Ela conta que já tinha ouvido falar sobre o badminton, no entanto nunca presenciou a prática. “Participei das clínicas e gostei muito. No primeiro dia já é possível começar a brincar, porque é fácil jogar”, pontua. A estudante Amanda Silvério Peixoto, 15 anos, desconhecia a modalidade assim como a também estudante Daiane Bonfim, 15 anos. “Quando ouvi o nome achei estranho, mas o esporte é bem legal. Já até ganhei uma partida hoje [ontem]”, fala.

GUILHERME KUMASAKA
Kumasaka pratica badminton há 17 anos. Ele define a prática esportiva como “muito fácil para se iniciar”. O atleta acrescenta, “a raquete é leve e qualquer pessoa pode participar. A família inteira pode jogar junta”, explica. Ele se prepara para participar dos Jogos Pan-americanos, no Peru, ainda esse ano. Kumasaka acredita que será difícil conquistar o primeiro ou segundo lugar devido a pontencialidade do Canadá e Estados Unidos. “Os atletas de lá são acima da média dos praticantes da América do Sul”, avalia.
Fonte: MAYSA FACHIANO



VOLTAR

Federação de Badminton e Parabadminton do Estado de São Paulo
Rua Eng. Isac Garcez 685 - Rudge Ramos - S.B.Campo - SP - CEP 09619-110
Telefones (011) 947822188 e (011) 991630628
administrativo@febasp.org.br / febasp@febasp.org.br

desenvolvido por Orion Public ©2013