Federação de Badminton E PARABADMINTON do Estado de São Paulo
14/05/2012

Diversas no Brasil - PR, SC,MG, PI, CE e PB

Um resumo de notícias do Badminton no Brasil nos estados do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Piauí e Ceará. Vejam as reportagens que sairam na imprensa :
CEARÁ

Apresentação de Badminton

Foi realizado no dia 09 de maio (4ª feira), no horário do recreio, na quadra coberta do Colégio Santo Inácio, uma apresentação de Badminton. Esta modalidade está sendo vivenciada também nas aulas de educação física.

Voltar
Apresentação de Badminton





SANTA CATARINA

Domingo, 29 de Abril de 2012 - 11h01
Badminton movimenta Jogos Abertos de São Miguel do Oeste
A+
A-
Dez jogos foram disputados neste sábado pelo Jasmo (Foto: Ederson Abi)
Apear da chuva, o Badminton foi realizado neste sábado (28) em São Miguel do Oeste. A modalidade movimentou 10 jogos pelo Jasmo, Jogos Abertos de São Miguel do Oeste. Em razão da chuva, o público não compareceu no ginásio da AABB, onde aconteceram os confrontos. A última fase oi realizada na manhã deste domingo juntamente com a final da modalidade. O jogo é uma espécie de tênis de campo com peteca. 

http://www.peperi.com.br/home.php?menu=noticia&id=7657



PIAUÍ

Badminton na Escola
Fonte: Assessoria | Data: 28/4/2012

O colégio Pro Campus, filiado fundador da Febapi, tem buscado difundir entre a classe escolar a modalidade badminton. Esta já faz parte das aulas de Educação Física e hoje a Escola inaugurou um espaço de recreação e lazer onde está inserido o Badminton.

Na manhã deste sábado, 28/04, a ASBAGDI foi convidada a participar da inauguração do mais novo espaço recreativo do Pro Campus disponibilizado aos alunos para o lazer. Um diferencial é a quadra de badminton junto às quadras de futsal, handebol, basquete e voleibol.

As atletas da ASBAGDI  Monaliza Feitosa e Lorena Vieira(aluna da escola) fizeram um belo jogo para inauguração do espaço.

“O badminton está conquistando os alunos nas aulas de educação física, turma de esporte e agora tem mais uma opção com este espaço para prática no horário do recreio. Este é um ótimo incentivo para difusão,  sem esquecer que é uma febre entre os praticantes.” Argumenta Ana Cristina Silva- Coordenadora de esportes do Pro Campus e Presidente da ASBAGDI.

Acompanhe a notícia no site do Pro Campus aqui.

http://www.badmintonpiaui.org/notcom.asp?id=252

PARAÍBA

Estudantes participam de treinamento nas modalidades Badminton e Luta Olímpica

Luta olímpica e Badminton. Essas foram às modalidades esportivas praticadas neste sábado, 05, em Patos, pelos alunos da Fundação Mãe Toinha de Judô (FMT) e beneficiados do Programa do Governo Federal ‘Mais Educação’, da rede estadual de ensino.

O evento aconteceu no Ginásio de Esportes das FIP, tendo como orientadores das modalidades, o professor Paulo Fernandes, que ministrou as orientações quanto ao Badminton, e professor Walter Jr. que esteve à frente da Luta Olímpica. O evento também teve a participação do Presidente da Federação Paraibana de Badminton, o professor Franklin, e do Presidente da Fundação Mãe Toinha de Judô, Major Pedro Ramos.

Para o professor Franklin, a Federação tem executado um grande trabalho pelo desenvolvimento do Badminton. “A Federação tem feito um trabalho desde 2007 quando foi fundada a Federação de Badminton do estado da Paraíba em um desejo de colocá-lo dentro das escolas. Este jogo é uma modalidade antiga e olímpica, e o comitê brasileiro o incluiu na faixa etária de 12 a 14 anos”, disse.

Segundo Franklin, no ano passado foram realizados em João Pessoa os jogos escolares da Paraíba, quando o estado colocou a categoria na competição. Ele ainda afirmou que em Patos será realizada uma das regionais do Badminton.


Ele explicou que o esporte é semelhante a dois já existentes. “Esse jogo tem a visualização da quadra parecida com o tênis, e a pontuação com o vôlei. São três games de 21 pontos, e ganha a partida quem vencer os dois set’s”.

Já o professor Paulo Fernandes que passou as o
rientações, há chances da categoria ser implantada em Patos. “Neste primeiro momento, nós viemos apresentar e dizer que é possível e que Patos tem todo público alvo para que isso se desenvolva”, afirmou.

Durante todo o dia deste sábado, cerca de 23 alunos participaram da Luta Olímpica e 50 do Badminton, quando desenvolveram as técnicas repassadas pelos professores, numa forma de já treinar para o próximo torneio que acontecerá entre os dias 26 de Maio e 02 de Junho.

Quanto à categoria de Luta Olímpica, é um estilo semelhante ao Judô, porém sem a necessidade da utilização do Kimono, mas, com uma malha colante e sapatilha. Nesta modalidade, segundo o professor Walter jr. “há muita identificação da luta olímpica com o judô. Sua prática é acessível, com custos pequenos”.

Para a atleta em Judô, Lívia Conceição, “o treino foi bem proveitoso porque já tenho uma boa prática no Judô, pois, agora poderá ficar mais fácil de ganhar em Luta Olímpica”. Já Mabel de Oliveira, houve uma identificação com a Luta Olímpica devido as habilidades no Judô, mas também gostou do Badminton, embora tenha tido um pouco de dificuldade para executar os cortes.


“A luta greco-romana é considerada pela Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA) como uma das quatro principais formas de luta amadora, e está presente nos Jogos Olímpicos modernos desde 1896. O objetivo é imobilizar os dois ombros de um adversário até a rendição. A luta greco-romana tem estilo e técnicas únicas, quando comparada a outras formas de luta; uma característica da luta greco-romana são a luta com as mãos – a habilidade de controlar e manipular as mãos e braços do adversário para ganhar vantagem durante uma contração dos membros superiores, são movimentos empregados pelos lutadores greco-romanos durante uma disputa. 

Os atletas desta modalidade são geralmente muito fortes, pois, a luta greco-romana exige bastante dos membros superiores. Como o estilo proíbe ataques e golpes abaixo da cintura os competidores são encorajados a ataques de projecção do adversário ao chão, desde que os competidores não podem usar as pernas para prevenirem serem atirados.” (Fonte: Wikipédia)Competição

O Presidente da FMT, Major Ramos, disse que a participação dos alunos atingiu as expectativas dentro do proposto. 

“O objetivo era municiar os alunos da rede pública de ensino e os atletas da Fundação Mãe Toinha. Então, a ideia é levar quatro pessoas na modalidade Badminton para enfrentar os pessoenses, e na modalidade luta olímpica sair seis atletas masculinos e seis femininos, quando nesta, faremos a triagem para a competição a nível estadual”, explicou.

O judoca Ramos ainda agradeceu a colaboração do Hotel Melquíades; à direção das Faculdades Integradas de Patos, e coordenador do curso de Educação Física, professor Janderlí.

http://patosonline.com.s101486.gridserver.com/interna.php?modulo=publicacao&codigo=26680




MINAS GERAIS

Equipe EECNSD: medalhista no Torneio Uberlandense de Badminton

CONQUISTAS - Alunos da Escola de Esportes do Colégio Nossa Senhora das Dores foram destaque no Torneio Uberlandense de Badminton realizado nos dias 21 e 22 de abril,  no Praia Clube. Competindo em várias categorias, vários atletas subiram ao pódio: Vinícius Prata - 1º Lugar Dupla; Igor Rezende - 1º Lugar Dupla e Simples; Felipe Rezende, João Ricardo Tonelli e Thiago Silva (2º Lugar Dupla). Parabéns atletas e ao Treinador Raphael Marques pelo expressivo resultado!

Por Jorge Alberto - Jornal da Manhã






PARANÁ

Badminton de Toledo viaja para Brasileiro em SP

Da Redação

 

Publicado em: 11/05/2012 - 06:00 | Atualizado em: 14/05/2012 - 12:51

Divulgação

A equipe com gerentes da loja Serale que apoia o badminton

 

A equipe de Badminton da Ação Social São Vicente de Paulo, de Toledo, irá participar da 2ª etapa do Brasileiro em Campinas (SP) nos dias 18 a 20 de maio. A competição define as vagas para o Pan-Americano marcado para o mês de julho, no Canadá.

A entidade será representada por quatro atletas: Alisson Souza Vasconcellos (Sub-17), Felipe de Faria (Sub-15), Vinicios Alecrim (Sub-13) e Rafael de Faria (Sub-11). O técnico será Valdecir Anacleto.

Rafael de Faria é o quarto colocado no ranking brasileiro e, se conquistar um dos pódios em São Paulo, consegue uma das duas vagas para o torneio internacional.

Valdecir lembra que o Badminton é um dos projetos esportivos desenvolvidos na entidade. “Há quatro anos implantamos este projeto e hoje começamos a colher bons resultados em nível estadual e até nacional”, disse o técnico. Elçe cita o exemplo de Alisson Vasconcellos inserido no projeto TOP 2016 do governo do Estado do Paraná.

Apesar dos bons resultados, Valdecir Anacleto destaca que a maior dificuldade é custear as despesas da equipe nas viagens alimentação. Para isso a entidade conta com apoio da empresas parceiras e da Secretaria de Esporte e Lazer, “que de uma forma ou outra sempre apoia o esporte”.

O técnico faz questão de destacar o apoio da irmã Luiz Menin e das demais irmãs e equipe da Ação Social.

“Um agradecimento especial as empresas Serale calçados, Farmácia Nossa Farma e Ótica Cristal Vila Pioneiro, empresas que sempre estão ajudando a custear as viagens desses meninos”, finaliza Valdecir.


FEBASP



VOLTAR

Federação de Badminton e Parabadminton do Estado de São Paulo
Rua Eng. Isac Garcez 685 - Rudge Ramos - S.B.Campo - SP - CEP 09619-110
Telefones (011) 947822188 e (011) 991630628
administrativo@febasp.org.br / febasp@febasp.org.br

desenvolvido por Orion Public ©2013